sexta-feira, 22 de julho de 2011

Site penalizado pela Google? Saiba o que fazer!

Recentemente um dos projetos que tenho na internet, dedicado ao mercado das apostas online, foi penalizado pelo Google. Infelizmente, tal como acontece com todas as penalizações, o webmaster nunca é avisado da situação. Você simplesmente descobre realizando algumas buscas no Google e verificando que as suas páginas já não se encontram mais nas primeiras posições como antigamente acontecia. No entanto, com as directrizes da Google a serem cada vez mais exigentes do ponto de vista da qualidade técnica do site, usabilidade, navegabilidade, link building interno e externo, etc., é necessário trabalhar cada vez mais e melhor para conseguir manter os níveis de tráfego e posições nos buscadores, principalmente no Google, o mais exigente de todos.
Numa primeira instância é necessário analisar corretamente o problema e as possíveis causas da penalização. A Google é exímia na forma como analisa e penaliza determinados sites, e se ler corretamente as directrizes de qualidade do motor de busca, irá perceber que o mais provável é que você esteja falhando em alguns dos pontos assinalados. No entanto, aquilo que muitos blogueiros não sabem e/ou não fazem é analisar concretamente as situações e perceber de que forma o site que têm está infringir essas mesmas directrizes. Existem várias formas de ser penalizado e as razões muitas vezes estão associadas a falta de qualidade e má utilização das técnicas de otimização para motores de busca.

ANALISE OS CONTEÚDOS

Um dos aspectos cada vez mais importantes para a Google é sem dúvida a qualidade dos conteúdos. As directrizes são claras nesse aspecto, indicando que é primordial dar ao usuário conteúdo de qualidade que o ajude a resolver o seu problema e/ou a ficar corretamente informado. Se tem acompanhado a nossa série de artigos sobre como criar sites de nicho rentáveis, fica já a saber que, independentemente de você estar criando um site para um nicho muito específico, como por exemplo as apostas online, é necessário providenciar conteúdos de qualidade e que tenham o usuário como primeiro objetivo.

Um dos aspectos fundamentais de um conteúdo de qualidade é sem dúvida o objetivo que ele tem. Se você tem um site de nicho relacionado com apostas online ou apostas esportivas, um dos objetivos que você tem é conseguir converter os seus usuários em comissões de programas de afiliados de apostas desportivas online. Óbvio. No entanto, você deverá pensar também, que se você der o máximo de informação possível aos seus usuários, eles acabarão por fazer uma escolha mais acertada e consciente. A Google dá uma grande importância a isso, e caso o seu objetivo seja apenas o de fazer dinheiro facilmente, descurando a qualidade da informação presente nos seus conteúdos, você será penalizado mais tarde ou mais cedo.

Dica: Quando fui penalizado num dos meus sites, percebi rapidamente que a falta de conteúdo de qualidade estava-me impedindo de conseguir competir corretamente com outros sites, uma vez que não estava oferecendo conteúdos relevantes para os meus usuários. Assim que efetuei alterações a algumas páginas de informação de casas de apostas como a Betclic, Bet365 ou aBet-At-Home, os resultados orgânicos começaram a aparecer novamente nas primeiras posições.

ANALISE OS LINKS DE AFILIADO

Conteúdos que têm como objetivo a conversão de usuários em comissões devem ser extremamente bem pensados a fim de oferecerem o máximo de informação ao usuário, para que ele faça uma escolha consciente e acima de tudo acertada. Se você escreve apenas meia dúzia de informações, recheadas de links de afiliado, você está mostrando para a Google que o seu objetivo é converter o tráfego em dinheiro e nada mais do que isso. Considere diminuir o número de links de afiliado presentes em palavras-chave, evite linkar todas as palavras-chave com um link de afiliado, e utilize sempre o atributo NoFollow em todos esses links de programas de afiliados. Coloque no máximo 4 ou 5 links ao longo de um artigo com 800 a 1000 palavras, de forma a evitar uma utilização excessiva de links de baixa qualidade.

Dica: Algumas das páginas que tinha, dedicadas as casas de apostas, continham demasiados links de afiliado ao longo dos textos, o que fazia com muitas das palavras-chave dos artigos tivessem preenchidas com esses links. Reduzindo o número de links de afiliado em cada um dos textos, tornei não só os textos mais legíveis, como também menos direccionados para a conversão em detrimento da qualidade.

ANALISE A ESTRUTURA DE SEO

A estrutura de otimização para motores de busca de um site é um aspecto fundamental no rankeamento do seu site nos resultados orgânicos dos motores de busca. É extremamente importante que você analise corretamente a sua estrutura a fim de encontrar possíveis erros que possam estar a influenciar a forma como o seu site se comporta aos olhos dos robots de escaneamento do Google. Procure verificar se o seu site tem H1 no título e descrição do mesmo, se você está usando H2 nos títulos dos conteúdos e H3 nos sub-títulos dentro dos textos. Utilize o plugin Breadcrumb NavXT para criar navegação interna dentro das suas páginas, coloque NoFollow em todos os links e banners de afiliados, remova linkagem interna desnecessária ou repetitiva, retire links dos rodapé do seu site, etc. Uma boa estruturação em termos de SEO é fundamental, e na grande maioria dos casos, menos é mais.

Dica: Algumas das modificações que realizei foram precisamente ao nível da estruturação de SEO. Existiam vários erros presentes no site, e modificando os atributos, melhorando a navegação e removendo linkagens desnecessárias, o site tornou-se mais atrativo em termos de estrutura e muito mais organizado em termos de hierarquia de conteúdos.

ANALISE A USABILIDADE

Nas directrizes da Google, um dos aspectos fundamentais é usabilidade. A Google gosta de sites rápidos, simples e eficazes, que não estejam recheados de publicidade em detrimento de conteúdo de qualidade. Esse é outro dos aspectos que o poderá estar a penalizar fortemente. Procure melhorar a navegação interna das suas páginas, usando o Breadcrumb NavXT e também o Related Posts, de forma a ajudar os seus usuários a transitar de um conteúdo para o outro. Procure utilizar linkagem interna de artigo para artigo sempre que possível, e remova alguns dos banners publicitários presentes na página, de forma a torná-la mais atrativa e menos confusa. Nos banners que estiverem presentes, utilize sempre NoFollow para não passar juice e relevância para essa página.

Dica: Outro dos aspectos que necessitava de melhorar no meu site coqueiro downloads era precisamente a usabilidade e navegabilidade do site. Estava em falta uma navegação interna pelas páginas, e existam alguns banners publicitários a mais. Removi também alguns links internos que estavam sendo repetidos na barra lateral e no rodapé do site, e criei apenas um único ponto de ligação entre a homepage e as páginas internas, a fim de evitar uma repetição excessiva de linkagem, a qual pode ser facilmente percebida pela Google como uma tentativa de linkagem com o intuito de rankear mais alto.

ANALISE O LINK BUILDING

O link building interno e externo é também um factor muito importante no rankeamento de um site, mesmo que seja um site de nicho. Os sites que linkam para a sua homepage e para as suas páginas internas, têm um grau de importância bastante elevado no algoritmo de rankeamento da Google, da mesma forma que a estrutura de linkagem interna do seu site também tem. É necessária uma grande coerência entre a estruturação do seu site e os links que você recebe e envia. Evite ao máximo comprar ou vender links de qualquer tipo, e procure sempre ligações orgânicas a partir de sites da mesma área ou de áreas muito semelhantes. Se não sabe como fazê-lo, considere seguir algumas das 15 estratégias de link building para usar no seu blog que publicámos recentemente.

Dica: Em termos de link building externo não havia para fazer no site em questão, mas em termos de link building interno existam vários erros graves que poderiam estar a condicionar o rankeamento do meu site de apostas. Para evitar isso, refiz parte da estrutura de link building interno, removendo e acrescentando ligações de forma a tornar toda a estrutura mais coerente. É bom também que o seu site não receba de repente centenas de backlinks de outros sites, uma vez que isso significa que você está comprando links e tentando adulterar os resultados orgânicos do buscador. Faça link building orgânico com qualidade e evite sempre entrar em esquemas de rankeamento rápido.
CRIE NOVOS CONTEÚDOS

Outro dos aspectos importantes, principalmente em sites de nicho, é a criação de novos conteúdos. A Google tem noção de quando é que o seu site foi atualizado pela última vez (através do Sitemap) e quais os conteúdos que não sofrem atualizações há meses ou mesmo anos. Para que o seu site esteja constantemente de acordo com as directrizes da Google, é importante que você vá realizando alterações aos seus conteúdos e acrescentando novos conteúdos como forma de tornar o seu site mais atrativo e ao mesmo tempo mais informativo. Se você escreve uma página sobre a Betclic, para informar os seus usuários sobre as vantagens dessa casa de apostas, porque não escrever um segundo conteúdo explicando como fazer a sua primeira aposta na Betclic? Estes acrescentos de conteúdo são sempre uma excelente forma de você mostrar aos buscadores que está comprometido com a qualidade da informação que publica em seu site.

Dica: Um dos aspectos que melhorei também foi a criação e renovação dos conteúdos do site, a fim de proporcionar um maior esclarecimento sobre o assunto e tentar de alguma forma sarar quaisquer dúvidas existentes. Ainda existem muitos conteúdos para desenvolver, mas o primeiro passo já fez com que alguns resultados voltassem praticamente às posições que tinham.

FAÇA UM PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

Se você utiliza o Google Webmaster Tools para gerir os seus sites e blogs, você poderá ir na página de Pedido de Reconsideração para requisitar à equipe de desenvolvimento da Google uma nova apreciação sobre a performance e estruturação do seu site. Tenha em consideração que você só deverá pedir uma nova reconsideração depois de realizar todas as análises de que falámos ao longo deste artigo. Seja profissional na forma como escreva na caixa de resolução de problemas, e indique todas as alterações que realizou no seu site, nomeadamente as modificações estruturais, as alterações aos conteúdos, o desenvolvimento de novos conteúdos, a utilização de NoFollow em links que não o tinham, a remoção de objetos, widgets ou partes do site que considerava inúteis, etc. Um bom pedido de reconsideração é fundamental para que o mesmo seja apreciado pela equipe da Google e o seu site volte a melhorar os seus posicionamentos.

Dica: No primeiro pedido de reconsideração que fiz, percebi que o nível de detalhe e modificações realizadas era simplesmente estúpido. Não vale a pena você fazer um pedido de reconsideração dizendo que não merece, que está aborrecido ou que não percebe porque foi penalizado. Analise a estrutura toda do seu site, realize as modificações de que falámos ao longo deste artigo e detalhe tudo de forma organizada no pedido de reconsideração. Quando o fizer, passados alguns dias, irá perceber que o seu site está novamente aparecendo para pesquisas relacionadas.

Poderá ainda utilizar o Fórum de Ajuda a Webmasters da Google para expor as suas situações e obter ajuda de profissionais da equipe da Google e também usuários avançados em questões relacionados com otimização para motores de busca (SEO) ou simplesmente deixar um comentário neste artigo para que o possamos ajudar na análise do seu problema.

2 comentários:

birapcbira disse...

as suas dicas são ótimas,valeu!

Alexandre Coqueiro disse...

olá birapcbira, agradeço o reconhecimento.

ATT

Alexandre Coqueiro
alexandrecoqueiro.blogspot.com

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