O novo Google+ apresenta uma série de novidades muito interessantes, que certamente não iremos abordar neste artigo, por razões óbvias, mas que você pode consultar facilmente no seguinte endereço. No entanto, as novidades e o potencial desta nova rede social estão a abrir inúmeras portas e vantagens para blogueiros e webmasters que pretendem tirar o máximo partido do Google+ para alavancarem os seus projetos na internet. Existem já relatos de usuários que estão conseguindo mais seguidores no Twitter por conta de suas participações no Google+, usuários que já estão conseguindo bastante tráfego através da rede social, ou mesmo usuários que estão-se tornando populares nos primeiros dias da nova rede. E porque não tirar partido dessas vantagens também?
1. CRIE CÍRCULOS PERSONALIZADOS
A nova opção de criação de círculos é sem dúvida uma das grandes mais valias do novo Google+, pois permite que você crie círculos de acordo com o tipo de pessoas que estão à sua volta. Dessa forma você pode manter seu perfil separado para amigos, familiares, conhecidos ou pessoas da sua área de negócio, como por exemplo blogueiros. Os círculos são também uma forma de lhe poupar tempo e trabalho no que diz respeito à filtragem das comunicações que os seus usuários fazem. Se você tiver um círculo de blogueiros, por exemplo, você pode entrar no Google+ e ler somente o que essas pessoas estão postando, evitando “perder tempo” com outros assuntos que nesse momento não lhe interessam.
Na sua página inicial, na coluna do lado esquerdo, você pode filtrar o seu feed de notícias pelos círculos que você tem criados, seguindo apenas as novidades de quem mais lhe interessa. Dessa forma, você pode manter-se atento ao que os seus concorrentes estão fazendo, sem ter de perder tempo lendo todas as outras publicações de outros usuários que você nem conhece.
2. SELECIONE COM QUEM INTERAGIR
Outra vantagem do Google+ é que ao usar os seus círculos de pessoas, você pode facilmente filtrar os conteúdos que aparecem no seu feed de notícias, e dessa forma seleccionar também as pessoas com quem interage. Se você não tem muito tempo disponível para participar do Google+, por ter os seus sites e blogs, o seu Twitter, o seu Facebook e mais uma centena de coisas para administrar, filtre as conversações que você faz, através dos círculos, optando por usuários que lhe respondem mais rapidamente aos comentários, ou que interagem de uma forma mais provável consigo.
3. PARTILHE CONTEÚDOS RELEVANTES
Quando você partilha um conteúdo que é relevante para os usuários que o estão seguindo noGoogle+, você abre uma porta à comunicação com esses usuários, mas também uma porta para a viralidade. Um conteúdo que é bem aceite pelos usuários, normalmente volta a ser partilhado por esses usuários com os seus círculos de pessoas, levando o seu conteúdo muito mais além do que simplesmente os seus círculos. Veja este exemplo:
Esta mensagem que coloquei no Google+, foi partilhada originalmente pelo usuário Arthur Oliveira, ou seja, o Arthur publicou a mensagem no seu feed de notícias e para os seus círculos de pessoas, e eu voltei a partilhar essa mesma mensagem com os meus círculos de pessoas. No entanto, ao partilhar com os meus círculos, eu consegui que 8 pessoas marcassem a mensagem com +1 e outras 8 pessoas voltassem a partilhar a mensagem com os seus círculos de pessoas. Isso significa que a mensagem original do Arthur teve um impacto junto de milhares de pessoas diferentes, dependendo da quantidade de pessoas que estão nos círculos dos usuários que compartilharam a mensagem. Este potencial de viralidade é extraordinário para quem pretende alavancar os conteúdos dos seus sites e blogs, principalmente se esses conteúdos forem de interesse para as pessoas que têm você nos círculos.
4. ESTEJA PRESENTE E VISÍVEL
Nas mídias sociais, para se conseguir bons resultados e um crescimento acelerado, é necessário estar-se presente e altamente visível. E a visibilidade de uma rede social como o Google+ está dependente dos comentários que você faz, das partilhas, da marcação de conteúdos com +1 e também das respostas a comentários. É necessário interagir para que outros usuários encontrem você e comecem a seguir as suas postagens com maior regularidade. Se você pretende ter sucesso no novo Google+, considere interagir com os usuários que você está seguindo a partir dos seus círculos, repassar algumas das mensagens que eles colocam e comentar algumas dessas mensagens também.
É fundamental interagir para que outros usuários reparem que você está presente e o adicionem aos círculos de pessoas que eles pretendem começar a seguir. E com perto de 20 milhões de usuários já usando o Google+, você tem diante de si um potencial incrível de crescimento do seu perfil. Se você estiver no círculo de milhares de pessoas, suas mensagens se espalham mais facilmente pela rede e seu site/blog acabará por receber imenso tráfego de volta.
Se você partilhar os conteúdos de outros usuários, marcar as mensagens com +1 e interagir regularmente com eles, a probabilidade de eles seguirem você de volta é muito grande. Nas mídias sociais, o mais importante é dar para receber, o que significa que você deverá primeiro estabelecer uma ligação com outros usuários, a fim de eles fazerem o mesmo com você depois.
5. UTILIZE OS HANGOUTS PARA SOCIALIZAR
Os Hangouts são também uma das formas mais interessantes de você se dar a conhecer pessoalmente a grupos de pessoas que você tem nos seus círculos. Embora os Hangouts estejam limitados a uma participação de 10 pessoas em simultâneo, eles permitem que você partilhe informações, utilize o chat e também a sua câmera de vídeo para falar em tempo real com todas essas pessoas. O potencial desta ferramenta é muito grande, principalmente para todos os blogueiros e webmasters que pretendem um dia participar de seminários a partir da internet.
Os Hangouts podem ser sem dúvida uma das melhores formas de você maximizar o seu potencial de usuário no Google+, através da realização de mini-seminários para grupos pequenos de usuários, consultoria, partilha de experiências, ou simplesmente para você interagir com pequenos círculos de pessoas da sua confiança com quem poderá debater parcerias, ideias, troca de experiências, entre muitas outras coisas.
6. DIRECCIONE TRÁFEGO PARA O SEU BLOG
Embora o potencial de tráfego do Google+ ainda não possa ser comparado ao de outras mídias sociais como o Twitter ou Facebook, ele oferece já a possibilidade de você ir construindo o seu perfil e recebendo algum tráfego nas suas postagens mais populares. Obviamente, o volume de tráfego que você consegue a partir do Google+ é diretamente proporcional ao número de usuários que têm você nos círculos e que vêem as suas postagens no feed de notícias.
Embora estes números ainda sejam ridiculamente baixos, a verdade é que têm vindo a crescer à medida que a minha participação no Google+ tem vindo a ser maior também, e à medida que mais pessoas me vão adicionando em seus círculos. O melhor dia até ao momento foi o 12 de julho, com cerca de 18 visitas únicas e o dia 14 com cerca de 15 visitas únicas. No entanto, o Google+ é à partida mais um direccionar de tráfego de qualidade para os seus sites e blogs, mas principalmente mais uma forma de você interagir com a sua comunidade e de dar a conhecer as suas postagens às pessoas que se interessam por elas. Seja através do Google+, do Twitter ou do Facebook, você estará sempre anunciando seus artigos e tentando que seus usuários reparem que há novidades para ler em seu blog.
7. REFORÇO DA SUA IMAGEM
Para quem é conhecido com autor do seu blog, o Google+ atual é sem dúvida uma forma interessante de você fazer branding pessoal e conseguir conectar-se a pessoas que partilham dos mesmos interesses que você. Ao contrário do Facebook, você pode inclusive criar círculos para os seus familiares e amigos, separando automaticamente as suas postagens por grupos de interesse, evitando criar vários perfis para vários tipos de partilhas de conteúdos.
No entanto, o mais interessante do Google+ serão os seus business profiles, ou seja, os perfis profissionais que terão como objetivo competir com as páginas de fãs do Facebook. Já está disponível um formulário de inscrição para as páginas profissionais, com o intuito de encontrar Beta Testers. Infelizmente são poucos aqueles que conseguem entrar no programa e experimentar em primeira mão as páginas, mas uma coisa é certa: As páginas profissionais serão uma das melhores formas de você reforçar a imagem dos seus sites/blogs e com isso conseguir mais alguns milhares de fãs e seguidores para os seus conteúdos!
8. CRIE UM PERFIL COMPLETO
O seu perfil é também um dos aspectos mais importantes do Google+, porque é através dele que os seus usuários terão noção exacta de quem você é, o que faz, e quais os sites que administra. É importante por isso que você capriche na descrição, na fotografia e também nos links que coloca na barra lateral do seu perfil. Aproveite esse espaço para dar ênfase aos seus sites e blogs, mas também aos seus perfis em outras mídias sociais que usa.
Como pode ver na imagem de cima, os links da barra lateral direita acabam por ter alguma exposição visual, pois puxam o favicon de cada site, e são uma excelente forma de você conseguir mais alguns cliques e visitas para os seus projetos e quiçá mais seguidores e fãs em suas páginas de outras redes sociais.
9. CONSTRUA SUA REDE DE CONTATOS
Embora o potencial do Google+ esteja ainda a começar, a verdade é que você pode aproveitar imediatamente para começar a criar sua rede de contatos, seus círculos e a posicionar-se na frente para um futuro mais interessante. Quando criámos nossa conta no Twitter, ainda eram poucos os usuários que usavam o sistema, e hoje são milhões que diariamente partilham conteúdos na rede. Com o Google+ será precisamente o mesmo. É importante que você esteja presente desde o início, para que quando a rede social alavancar e atingir o nível de outras já presentes no mercado, você esteja em vantagem face aos seus maiores concorrentes.
Nunca se esqueça que para que os outros usuários adicionem você nos círculos, é muito importante que você participe das discussões, repasse mensagens interessantes ou marque alguns conteúdos com +1, caso seja do seu interesse. Evite ao máximo marcar tudo com +1. Seja selectivo nas suas escolhas.
10. ENCONTRE IDEIAS PARA DESENVOLVER
Com perto de 20 milhões de usuários já presentes no Google+, são postadas diariamentes milhares de informações em praticamente todas as áreas, o que significa que existe um grande potencial em termos de novas ideias a desenvolver. Aproveite os seus círculos para seguir usuários de quem você gosta particularmente, e com isso encontrar novas ideias para artigos, debater potenciais alterações nos seus blogs, ou simplesmente pedir ajuda para uma questão técnica ou uma decisão que você pretende tomar. O potencial de interacção do Google+ é tão grande que você pode aproveitar para desenvolver mais rapidamente o seu site ou blog, e ir em direcção dos interesses dos seus usuários. Imagine: Não tem noção se falar sobre apostas online pode ser positivo para os seus usuários? Pergunte-lhes diretamente no Google+, analise as respostas e tome mais tarde a sua decisão. Simples.
CONVITES PARA O GOOLE+! PEÇA O SEU!
Embora já tenhamos convidado mais de 3000 pessoas para o Google+, estamos disponíveis para convidar mais umas 3000! Para pedir o seu convite, deixe um comentário a este artigo, preenchendo o formulário de comentário com o seu Nome, Email do Google (tem de ser Gmail) e deixando uma mensagem sobre o que achou desta matéria e de que forma pretende usar o Google+ no seu dia-a-dia, indicando que pretende receber um convite. Nós mesmos adicionaremos todos os usuários à nossa rede de contatos. Participe!
A nova opção de criação de círculos é sem dúvida uma das grandes mais valias do novo Google+, pois permite que você crie círculos de acordo com o tipo de pessoas que estão à sua volta. Dessa forma você pode manter seu perfil separado para amigos, familiares, conhecidos ou pessoas da sua área de negócio, como por exemplo blogueiros. Os círculos são também uma forma de lhe poupar tempo e trabalho no que diz respeito à filtragem das comunicações que os seus usuários fazem. Se você tiver um círculo de blogueiros, por exemplo, você pode entrar no Google+ e ler somente o que essas pessoas estão postando, evitando “perder tempo” com outros assuntos que nesse momento não lhe interessam.
Na sua página inicial, na coluna do lado esquerdo, você pode filtrar o seu feed de notícias pelos círculos que você tem criados, seguindo apenas as novidades de quem mais lhe interessa. Dessa forma, você pode manter-se atento ao que os seus concorrentes estão fazendo, sem ter de perder tempo lendo todas as outras publicações de outros usuários que você nem conhece.
2. SELECIONE COM QUEM INTERAGIR
Outra vantagem do Google+ é que ao usar os seus círculos de pessoas, você pode facilmente filtrar os conteúdos que aparecem no seu feed de notícias, e dessa forma seleccionar também as pessoas com quem interage. Se você não tem muito tempo disponível para participar do Google+, por ter os seus sites e blogs, o seu Twitter, o seu Facebook e mais uma centena de coisas para administrar, filtre as conversações que você faz, através dos círculos, optando por usuários que lhe respondem mais rapidamente aos comentários, ou que interagem de uma forma mais provável consigo.
3. PARTILHE CONTEÚDOS RELEVANTES
Quando você partilha um conteúdo que é relevante para os usuários que o estão seguindo noGoogle+, você abre uma porta à comunicação com esses usuários, mas também uma porta para a viralidade. Um conteúdo que é bem aceite pelos usuários, normalmente volta a ser partilhado por esses usuários com os seus círculos de pessoas, levando o seu conteúdo muito mais além do que simplesmente os seus círculos. Veja este exemplo:
Esta mensagem que coloquei no Google+, foi partilhada originalmente pelo usuário Arthur Oliveira, ou seja, o Arthur publicou a mensagem no seu feed de notícias e para os seus círculos de pessoas, e eu voltei a partilhar essa mesma mensagem com os meus círculos de pessoas. No entanto, ao partilhar com os meus círculos, eu consegui que 8 pessoas marcassem a mensagem com +1 e outras 8 pessoas voltassem a partilhar a mensagem com os seus círculos de pessoas. Isso significa que a mensagem original do Arthur teve um impacto junto de milhares de pessoas diferentes, dependendo da quantidade de pessoas que estão nos círculos dos usuários que compartilharam a mensagem. Este potencial de viralidade é extraordinário para quem pretende alavancar os conteúdos dos seus sites e blogs, principalmente se esses conteúdos forem de interesse para as pessoas que têm você nos círculos.
4. ESTEJA PRESENTE E VISÍVEL
Nas mídias sociais, para se conseguir bons resultados e um crescimento acelerado, é necessário estar-se presente e altamente visível. E a visibilidade de uma rede social como o Google+ está dependente dos comentários que você faz, das partilhas, da marcação de conteúdos com +1 e também das respostas a comentários. É necessário interagir para que outros usuários encontrem você e comecem a seguir as suas postagens com maior regularidade. Se você pretende ter sucesso no novo Google+, considere interagir com os usuários que você está seguindo a partir dos seus círculos, repassar algumas das mensagens que eles colocam e comentar algumas dessas mensagens também.
É fundamental interagir para que outros usuários reparem que você está presente e o adicionem aos círculos de pessoas que eles pretendem começar a seguir. E com perto de 20 milhões de usuários já usando o Google+, você tem diante de si um potencial incrível de crescimento do seu perfil. Se você estiver no círculo de milhares de pessoas, suas mensagens se espalham mais facilmente pela rede e seu site/blog acabará por receber imenso tráfego de volta.
Se você partilhar os conteúdos de outros usuários, marcar as mensagens com +1 e interagir regularmente com eles, a probabilidade de eles seguirem você de volta é muito grande. Nas mídias sociais, o mais importante é dar para receber, o que significa que você deverá primeiro estabelecer uma ligação com outros usuários, a fim de eles fazerem o mesmo com você depois.
5. UTILIZE OS HANGOUTS PARA SOCIALIZAR
Os Hangouts são também uma das formas mais interessantes de você se dar a conhecer pessoalmente a grupos de pessoas que você tem nos seus círculos. Embora os Hangouts estejam limitados a uma participação de 10 pessoas em simultâneo, eles permitem que você partilhe informações, utilize o chat e também a sua câmera de vídeo para falar em tempo real com todas essas pessoas. O potencial desta ferramenta é muito grande, principalmente para todos os blogueiros e webmasters que pretendem um dia participar de seminários a partir da internet.
Os Hangouts podem ser sem dúvida uma das melhores formas de você maximizar o seu potencial de usuário no Google+, através da realização de mini-seminários para grupos pequenos de usuários, consultoria, partilha de experiências, ou simplesmente para você interagir com pequenos círculos de pessoas da sua confiança com quem poderá debater parcerias, ideias, troca de experiências, entre muitas outras coisas.
6. DIRECCIONE TRÁFEGO PARA O SEU BLOG
Embora o potencial de tráfego do Google+ ainda não possa ser comparado ao de outras mídias sociais como o Twitter ou Facebook, ele oferece já a possibilidade de você ir construindo o seu perfil e recebendo algum tráfego nas suas postagens mais populares. Obviamente, o volume de tráfego que você consegue a partir do Google+ é diretamente proporcional ao número de usuários que têm você nos círculos e que vêem as suas postagens no feed de notícias.
Embora estes números ainda sejam ridiculamente baixos, a verdade é que têm vindo a crescer à medida que a minha participação no Google+ tem vindo a ser maior também, e à medida que mais pessoas me vão adicionando em seus círculos. O melhor dia até ao momento foi o 12 de julho, com cerca de 18 visitas únicas e o dia 14 com cerca de 15 visitas únicas. No entanto, o Google+ é à partida mais um direccionar de tráfego de qualidade para os seus sites e blogs, mas principalmente mais uma forma de você interagir com a sua comunidade e de dar a conhecer as suas postagens às pessoas que se interessam por elas. Seja através do Google+, do Twitter ou do Facebook, você estará sempre anunciando seus artigos e tentando que seus usuários reparem que há novidades para ler em seu blog.
7. REFORÇO DA SUA IMAGEM
Para quem é conhecido com autor do seu blog, o Google+ atual é sem dúvida uma forma interessante de você fazer branding pessoal e conseguir conectar-se a pessoas que partilham dos mesmos interesses que você. Ao contrário do Facebook, você pode inclusive criar círculos para os seus familiares e amigos, separando automaticamente as suas postagens por grupos de interesse, evitando criar vários perfis para vários tipos de partilhas de conteúdos.
No entanto, o mais interessante do Google+ serão os seus business profiles, ou seja, os perfis profissionais que terão como objetivo competir com as páginas de fãs do Facebook. Já está disponível um formulário de inscrição para as páginas profissionais, com o intuito de encontrar Beta Testers. Infelizmente são poucos aqueles que conseguem entrar no programa e experimentar em primeira mão as páginas, mas uma coisa é certa: As páginas profissionais serão uma das melhores formas de você reforçar a imagem dos seus sites/blogs e com isso conseguir mais alguns milhares de fãs e seguidores para os seus conteúdos!
8. CRIE UM PERFIL COMPLETO
O seu perfil é também um dos aspectos mais importantes do Google+, porque é através dele que os seus usuários terão noção exacta de quem você é, o que faz, e quais os sites que administra. É importante por isso que você capriche na descrição, na fotografia e também nos links que coloca na barra lateral do seu perfil. Aproveite esse espaço para dar ênfase aos seus sites e blogs, mas também aos seus perfis em outras mídias sociais que usa.
Como pode ver na imagem de cima, os links da barra lateral direita acabam por ter alguma exposição visual, pois puxam o favicon de cada site, e são uma excelente forma de você conseguir mais alguns cliques e visitas para os seus projetos e quiçá mais seguidores e fãs em suas páginas de outras redes sociais.
9. CONSTRUA SUA REDE DE CONTATOS
Embora o potencial do Google+ esteja ainda a começar, a verdade é que você pode aproveitar imediatamente para começar a criar sua rede de contatos, seus círculos e a posicionar-se na frente para um futuro mais interessante. Quando criámos nossa conta no Twitter, ainda eram poucos os usuários que usavam o sistema, e hoje são milhões que diariamente partilham conteúdos na rede. Com o Google+ será precisamente o mesmo. É importante que você esteja presente desde o início, para que quando a rede social alavancar e atingir o nível de outras já presentes no mercado, você esteja em vantagem face aos seus maiores concorrentes.
Nunca se esqueça que para que os outros usuários adicionem você nos círculos, é muito importante que você participe das discussões, repasse mensagens interessantes ou marque alguns conteúdos com +1, caso seja do seu interesse. Evite ao máximo marcar tudo com +1. Seja selectivo nas suas escolhas.
10. ENCONTRE IDEIAS PARA DESENVOLVER
Com perto de 20 milhões de usuários já presentes no Google+, são postadas diariamentes milhares de informações em praticamente todas as áreas, o que significa que existe um grande potencial em termos de novas ideias a desenvolver. Aproveite os seus círculos para seguir usuários de quem você gosta particularmente, e com isso encontrar novas ideias para artigos, debater potenciais alterações nos seus blogs, ou simplesmente pedir ajuda para uma questão técnica ou uma decisão que você pretende tomar. O potencial de interacção do Google+ é tão grande que você pode aproveitar para desenvolver mais rapidamente o seu site ou blog, e ir em direcção dos interesses dos seus usuários. Imagine: Não tem noção se falar sobre apostas online pode ser positivo para os seus usuários? Pergunte-lhes diretamente no Google+, analise as respostas e tome mais tarde a sua decisão. Simples.
CONVITES PARA O GOOLE+! PEÇA O SEU!
Embora já tenhamos convidado mais de 3000 pessoas para o Google+, estamos disponíveis para convidar mais umas 3000! Para pedir o seu convite, deixe um comentário a este artigo, preenchendo o formulário de comentário com o seu Nome, Email do Google (tem de ser Gmail) e deixando uma mensagem sobre o que achou desta matéria e de que forma pretende usar o Google+ no seu dia-a-dia, indicando que pretende receber um convite. Nós mesmos adicionaremos todos os usuários à nossa rede de contatos. Participe!
2 comentários:
a matéria de vcs sobre o Google+ foi escrita de forma bastante clara, com uma linguagem onde pude entender claramente o objetivo do google+ gostaria de receber um convite, trabalho com internet e estou sempre necessitando de novas fontes de informações, e de novos contatos principalmente profissionais. fico no aguardo
Lilian
olá lilian.pe, claro aceito sim deixe seu contato para que possamos conversar melhor.
ATT
Alexandre coqueiro
alexandrecoqueiro.blogspot.com
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