Uma das piores coisas que você pode fazer no seu blog, é afastar-se dele, durante um determinado período, e depois disso escrever um artigo pedindo desculpa por não ter atualizado o blog. São muitos os blogueiros que estão constantemente escrevendo artigos pedindo desculpa aos seus leitores por não atualizarem o blog como era habitual, porque aconteceu determinada situação nas suas vidas, ou simplesmente porque não têm tempo ou estão sem paciência. Sejamos sinceros: será que os seus leitores querem mesmo ler isso? Será que eles ainda não perceberam que você não está atualizando o blog diariamente?!
Evite ao máximo escrever conteúdos que não se enquadram no seu blog, excepto claro, se o seu blog for pessoal. Num blog profissional ou num nicho de mercado específico, seus leitores não querem saber se você está sem tempo ou se você está cheio de trabalhos na faculdade. Eles querem conteúdo novo, de qualidade e como você sempre o fez. Ao invés de estar perdendo seu tempo (e o dos seus leitores) escrevendo um artigo para informar seus leitores que não tem atualizado o blog (o que eles já sabiam há muito tempo), aproveite esse tempo para escrever uma nova matéria de qualidade! Pedir desculpa não resolve o seu problema. Escrever novos conteúdos de qualidade, resolve!
2. NÃO ESCREVA DE FORMA IRREGULAR
Um blog é como uma empresa, todos os dias está aberto ao público e todos os dias necessidade de conseguir cativar novos “clientes”. Escrever de uma forma irregular, sem método e sem um esquema aparentemente sólido irá fazer com que a sua audiência nunca saiba se pode contar ou não consigo e com os seus conteúdos. Se você escreve 3 artigos numa semana, depois fica 2 semanas sem escrever, depois escreve apenas 1 artigo, etc., você está mostrando um elevado grau de irregularidade, o que certamente irá afastar a sua audiência. Seus leitores gostam de sentir-se comprometidos consigo e com os conteúdos do seu blog. Organize-se e procure um esquema que funcione corretamente para si e para os seus leitores. Se esse esquema for 2 artigos por semana, que assim seja, sempre!
3. NÃO VENDA PUBLICIDADE A PREÇOS RIDÍCULOS
Ficamos extremamente chocados quando um determinado blogueiro abre o seu blog e passado uma semana já está vendendo anúncios publicitários por 2EUR/mês ou R$5/mês. Você acha mesmo que vender publicidade a esses preços vai resolver algum problema ou ajudar alguém? Nem você ganha dinheiro, nem os seus anunciantes ganham tráfego. Pare com isso! Se pretende vender publicidade no seu blog, comece primeiro por trabalhá-lo com qualidade, mostrar seu valor, e só quando você tiver argumentos de qualidade é que deverá criar pacotes de anúncios. Já reparou que não estamos vendendo publicidade na Escola Psicologia ou na Escola Criatividade? Isso acontece porque neste momento ambos os blogs ainda são relativamente recentes e o seu volume de tráfego ainda precisa de aumentar consideravelmente até começarmos a oferecer pacotes de anúncios que garantam retorno a nossos anunciantes. Vender publicidade a 2EUR/mês ou a R$5 /mês é o mesmo que passar uma mensagem de amadorismo e desespero…
4. NÃO PEÇA A SEUS LEITORES PARA CLICAREM EM ANÚNCIOS
Infelizmente ainda são muitos os blogueiros que pedem a seus leitores para clicarem nos anúncios do Google ou de outros programas de afiliados que utilizam em seus blogs, sites ou fórums de discussão. Normalmente o pedido é feito como forma de ajuda para pagar os custos de servidor ou domínio, mas na verdade esse tipo de estratégia incorre em dois erros muito graves: primeiro vai conta as políticas de utilização dos serviços, que proíbem severamente o incentivo ao clique, e segundo, revela um amadorismo e desespero fora do normal…
Se pretende ganhar dinheiro com seu site, blog, fórum ou outro produto/serviço qualquer, concentre-se em oferecer valor acrescentado para seus leitores, e a otimizar corretamente seus anúncios. Já aqui falámos de formas de aumentar a taxa de conversões de campanhas e também como ganhar dinheiro com Adsense. Aplicando corretamente os conceitos em seus sites e blogs, você não necessita de pedir a ninguém para clicar em seus anúncios…
5. NÃO CRIE NEM REPASSE MEMES RIDÍCULOS
A única vantagem que conseguimos ver nos Memes é a criação de linkbuilding. Fora isso, os memes servem apenas para você escrever coisas que seus leitores não querem ler, alimentar conceitos que não servem para nada e indicar outros blogs de uma forma amadora e ridícula. Se você pretende indicar outros blogs, crie uma rotina que vá de encontro à audiência do seu blog. Faça um artigo mensal com a indicação de outros blogs e conteúdos de outros blogs, mas faça-o de uma forma profissional e sempre contextualizada com a sua audiência alvo. Memes, selos, indicações e coisas afins são ridículas e não servem para nada mais do que entupir a blogosfera com conteúdo fútil e irrelevante!
6. NÃO ENCHA SEU BLOG DE BOTÕES E SELOS
Alguma vez parou para pensar se aqueles selos e botões que entopem sua barra lateral, são realmente importantes para seus leitores? Será que seus leitores estão realmente interessados em 150 selos e botões animados que você coloca na sua barra lateral e no fundo de seu blog? Esse tipo de poluição visual apenas afasta seus leitores e faz com que você passe uma imagem de amadorismo. Evite ao máximo colocar elementos na sua barra lateral que não beneficiem seus usuários. É muito importante que você se mantenha fiel a este princípio, caso contrário você acabará por perder tráfego, leitores e dinheiro.
7. NÃO ESCREVA O MESMO QUE OS OUTROS
Recentemente escrevemos sobre uma Promoção de Natal: Templates e Plugins para seu blog na Escola WordPress, e em poucos dias a blogosfera ficou inundada de artigos sobre a mesma promoção, realizados por outros tantos blogueiros, muitos deles copiando inclusive o nosso texto. Embora seja normal escrever-se sobre as mesmas coisas, se você está procurando destacar-se da sua concorrência, o ideal é escrever sobre assuntos que ainda não tenham sido debatidos por outros blogueiros e/ou escrever sobre os mesmos assuntos mas de uma forma única e com uma voz própria. Dizer o que os outros dizem não o vai ajudar a destacar-se da concorrência!
8. NÃO RECOMENDE PRODUTOS SEM NUNCA OS TER USADO
Se você recomenda um determinado produto ou serviço, seja ele um programa de afiliados como aNetaffiliation ou a Hifficiency, ou um outro produto qualquer como o PopUp Domination ou oPTSender, é muito importante que você já tenha usado esses produtos/serviços e possa dessa forma recomendá-los de uma forma genuína e com conhecimento de causa. Recomendar produtos só porque pretende ganhar comissões poderá ser uma má estratégia a longo prazo, especialmente quando seu blog crescer e você começar a tentar construir sua credibilidade. A recomendação de produtos só funciona e rende dinheiro quando você os experimenta e passa uma mensagem de qualidade e conhecimento!
9. NÃO SE PREOCUPE DEMASIADO COM O TRÁFEGO
Estar constantemente preocupado com o tráfego do seu blog, enviando postagens todos os dias para Ocioso, Uêba, Linklog, Colmeia, etc., não é incorreto. No entanto, se o seu foco for exclusivamente o volume de tráfego do seu blog, você acabará por negligenciar a criação de uma comunidade em torno do seu blog. Preocupe em conseguir aumentar os seus subscritores,conseguir mais seguidores no Twitter, melhorar seus conteúdos e construir uma relação com seus leitores. Mais importante que o tráfego que você tem é a qualidade da sua audiência.
Aproveite também para remover aqueles widgets ridículos que contam o volume de tráfego e também aqueles selos do Alexa que mostram seu ranking para seus usuários. A não ser que seus leitores sejam blogueiros e webmasters, eles provavelmente nem fazem a menor ideia do que é o Alexa.
10. NÃO DESCURE OS TÍTULOS DE SUAS POSTAGENS
É incrível como nos dias de hoje ainda existem milhões de blogueiros escrevendo títulos horríveis em suas postagens. Conforme já falámos por diversas vezes aqui no blog, seu conteúdo tem um peso de 50% e seu título tem um peso de outros 50%! Não escrever um bom título para o seu artigo é o mesmo que estar perdendo um grande volume de tráfego e consequentemente um grande volume de nossos leitores e assinantes para o seu blog. O mesmo significa que você está perdendo dinheiro e credibilidade. Não descure os títulos de suas postagens e foque-se na criação de títulos atrativos e que levem seus usuários a clicarem e a lerem suas matérias. Um mau título normalmente resulta numa performance baixa. Aproveite também e otimize corretamente seus títulos com vista aos buscadores.
11. NÃO ESCREVA SOBRE ASSUNTOS DA SUA VIDA
Se você tem um blog profissional e está escrevendo sobre assuntos da sua vida pessoal, os seus almoços e jantares com amigos, suas viagens, etc., você está mostrando não só que se interessa pouco pelos seus leitores, como mostra também algum desinteresse ou informalidade pelo seu trabalho. Embora esse tipo de modelo de negócio tenha funcionado em alguns casos particulares, onde o show-off é uma costante, misturar os assuntos de seu blog com a sua vida privada é o mesmo que estar criando uma verdadeira salada de frutas. Foque-se e escreva sobre aquilo que seus leitores estão realmente interessados em ler. Tentar “agarrar” mais tráfego através de pesquisas que nada têm a ver com o conteúdo foco do seu blog, é o mesmo que estar construindo uma audiência de pessoas desinteressadas no que você realmente lhes tem para dar.
12. NÃO SE INTITULE DO MELHOR
Se há coisa mais irritante na blogosfera é entrar num blog que diz que é o melhor do mundo e arredores. Dizer à boca cheia “somos o melhor blog sobre apostas online!” é o mesmo que mostrar uma tremenda arrogância e desespero. Se existem alguém que tem de dizer que o seu blog é o melhor, esse alguém são os seus leitores. Construir um perfil com humildade e respeito pela opinião dos seus leitores é fundamental, e auto intitular-se o melhor blog na sua área é também um conceito muito abstrato. Melhor em quê? Em conteúdos? Em número de subscritores? Em número de comentários? Em número de fãs e seguidores?
Evite ao máximo intitular-se seja do que for e deixe que seus leitores lhe transmitam aquilo que sentem e vêem em seu blog. Se você se considera um bom profissional, competente e capaz, seus leitores serão os primeiros a reconhecer isso e a transmiti-lo nos comentários de seu blog. Quando entramos num blog que se auto-intitula o melhor, normalmente isso passa-nos uma mensagem de amadorismo e desespero, o que por si só é um mau prenuncio. Se reparar, todos os grandes blogs que existem, normalmente nunca se intitulam seja do que for…
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