Pages

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Qual escolher Blogger ou WordPress - Veja as qualidades dos dois.

Esse poster é um comparativo entre as qualidades da plataforma blogger e wordpress

Para quem vai criar um blog no Blogger, recomendo:


BLOGGER

Aqui tenho algumas opiniões de por que acho o Blogger melhor que o WordPress.org. Mas aproveite os comentários para dar sua opinião também e dizer o que você acha nos comentários.

1. Praticamente gratuito

O Blogger é uma plataforma que podemos dizer ser totalmente gratuita. É possível ter um blog de qualidade e relevante a longo prazo gastando apenas com o registro de um domínio.


1.1. Investimento inicial zero

Se você não quiser gastar nem com Host, não precisa. Você vai gastar tempo pra publicar, mas não vai investir nem um centavo para o seu blog ficar no ar.

2. Mais intuitivo e fácil de usar

Tem um painel muito simples e bem objetivo onde tudo é feito sem precisar conhecer códigos. Especialmente para quem não entende da linguagem de internet, os nomes dos menus são fáceis de entender.

3. Não precisa configurar para usar

O Blogger já vem praticamente pronto para uso. Assim que você acaba de se cadastrar seu blog já está funcionando e totalmente configurado. É só começar a publicar suas idéias e gerar conteúdo.

4. Sistema de layout mais simples

Até para quem quer criar um layout exclusivo o Blogger facilita a sua vida. Nem é preciso saber HTML, CSS, PHP e outros códigos, nem mesmo precisa entender de design. No próprio painel do Blogger você pode criar visualmente os seus templates.

Mas você pode usar templates criados por outras pessoas e existem milhares totalmente gratuitos: é só achar e baixar.

5. Está nos servidores da Google

Simples! Seu blog estará hospedado diretamente dentro dos servidores da Google (lá em Mountain View). Não há nada mais garantido que isso para seu blog estar sempre online e acessível para o seu público. Nenhum outro servidor de hospedagem no mundo pode oferecer isso.

6. Integração com o PicasaWeb

Você tem um banco de imagens e um local de host (com 1Gb gratuito) para criar seus álbuns, fazer uploads e garantir que essas imagens nunca se perderão. É da Google também e já é integrado ao Blogger, ou seja, toda imagem que você publica no blog, vai direto pra sua conta do PicasaWeb.

7. Código fonte simples

Até mesmo se você quiser mexer um pouco no código vai encontrar facilidade. O modelo XML que integra o HTML ao CSS (padrão do Blogger) é mais simples que o PHP. Além de que está toda a estrutura do Blog em um único arquivo.

Outro detalhe é que todos os templates para Blogger têm que seguir o mesmo padrão, ficando mais fácil fazer pequenas personalizações e instalar códigos.

Enfim, essa é minha opinião sobre o que torna o Blogger melhor que o WordPress.org. Mas e você, o que você acha do Blogger e por que usa esse serviço e não outro?


WORDPRESS

Reuni argumentos em favor dessas plataformas, mas é o seu comentário que importa mais aqui.



1. O Blog é todo seu

Com o WordPress.org você não depende de nada nem de ninguém para criar, modificar e desenvolver o seu blog. A estrutura é sua e como blogueiro é livre para usar o sistema como achar conveniente.

1.1. Não há limites

Não é só um lugar para se ter um blog e você pode usar sua imaginação para criar e usar praticamente tudo. Claro que há o limite do seu host!

2. Plugins

Os plugins são os complementos que facilitam a sua vida. Tudo o que você imaginar em fazer com seu blog, há um plugin que resolve seu problema. Não é nem preciso saber de códigos, pois eles funcionam como peças e complementos, pequenos programas rodando dentro do seu blog.

3. Layouts e temas para todos os usos

Os temas e layouts desenvolvidos para o WP não são apenas para se manter um blog. Podem ser redes sociais, fóruns, comunidades, lojas, portfolios, portais de notícias, sistemas colaborativos ou o que mais a sua imaginação mandar ou qual seja sua necessidade.

4. Configuração de URLs, endereços e links

Os links permanentes e URLs são personalizáveis e se adaptam às suas necessidades. Você pode criar subpastas, reescrever endereços e visualizar previamente qual será o link de um novo post antes de publicar e mudá-lo se quiser.

5. É um sistema colaborativo

O WordPress.org não está atrelado a uma empresa e os interesses no desenvolvimento do sistema são coletivos. Isso torna sua evolução mais rápida e disponível praticamente de graça. São milhares de pessoas, em todos os lugares, trabalhando para melhorar o WP.

6. Integra-se a praticamente tudo

Há milhares de plugins para praticamente todas as necessidades que você possa ter com o Blog/site/serviço que criar. Não há serviço ou sistema na internet que não haja um pligin ou integração direta com o WordPress.

7. Melhor otimização para buscas – SEO

É indiscutível que o WP seja mais fácil de customizar e adaptar para suas necessidades de SEO. Não só há plugins prontos para deixar seu blog todo otimizado, como é possível você mesmo mexer nos códigos de forma mais avançada e refinar.

8. Ótimo sistema de comentários

O principal canal de comunicação do blogueiro com o seu público são os comentários e o WordPress.org permite todo tipo de adaptação e até integração com outros serviços. É possível até escolher como receber os dados dos leitores e criar níveis de participação. E, claro, há plugins para isso também.

Há muitos outros pequenos detalhes (mais grandes detalhes) para falar sobre o WordPress.org. O Blogger tem trabalhado muito sério para se firmar e já é a segunda plataforma de blogs. Mas o WordPress.org está muito à frente em termos de recursos.

Eu particularmente prefiro o Blogger, pela sua simplicidade mas gosto é gosto não é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário