Com a demanda que hoje existe em termos de oferta, com empresas como a Netaffiliation, Public Idées, Gambling-Affiliation, e muitas outras (leia o artigo com As melhores Plataformas de Afiliados do Brasil), torna-se complicado saber quais os melhores programas a seleccionar de entre uma oferta tão vasta. Isto acontece de forma ainda mais agressiva quando procuramos programas de afiliados estrangeiros, como por exemplo templates para wordpress, onde existem centenas e centenas de programas disponíveis.
Nota: As dicas e estratégias contidas neste artigo, podem ser facilmente aplicadas ao método para ganhar dinheiro com Programas de Afiliados. Procure por um programa que lhe pague uma boa comissão, e construa um modelo de negócio em torno dele.
ANALISE A OFERTA DISPONÍVEL
O primeiro passo é analisar a oferta disponível em empresas como a Netaffiliation, Public Idées, Gambling-Affiliation, e muitas outras, e listar os programas disponíveis por ordem dos valores que pagam. Se por ventura a empresa de afiliação que escolheu não inclui um filtro desse género, terá forçosamente de avaliar um-a-um todos os programas disponíveis. Se por ventura existem determinadas áreas de negócio que você não aprecia muito, então o ideal é focar-se na pesquisa por categoria.
A Netaffiliation, por exemplo, não inclui um filtro para a selecção de programas por ordem dos valores que pagam. No entanto, navegando pelas categorias disponíveis, encontrámos o programa de afiliados da Karamba que paga atualmente 55EUR por registro e ainda inclui 4 níveis de comissões para quem conseguir 5, 10, 35 ou 70 depósitos num determinado mês. Embora este programa esteja direccionado às apostas online, é um excelente exemplo de uma oferta que ultrapassa a comissão de 10EUR que falámos no nosso método para ganhar dinheiro com Programas de Afiliados.
O objetivo nesta primeira fase deverá ser encontrar diversos programas de afiliação disponíveis, com valores de CPA superiores a 10EUR, e que sejam pelo menos do seu agrado. Existem determinadas áreas que muitos blogueiros e webmasters não fazem questão de explorar, pelo que o importante é você conseguir realizar uma listagem com os programas que considera interessantes e cumprem os requisitos referidos.
ESCOLHA UM PROGRAMA QUE TENHA PROCURA
Não há estratégia pior do que encontrar um programa de afiliados que paga um valor bastante atrativo, mas depois começar a promovê-lo e finalmente perceber que o programa não tem assim tanta procura quanto isso. O primeiro ponto para seleccionar um programa de qualidade é perceber se você próprio considera o programa/produto de qualidade. Se você próprio não se identificar com a qualidade/imagem do produto, é bem provável que os seus usuários também não.
Outra estratégia passa por utilizar o Google Insights e a Google Keyword Tool para medir o nível de interesse e concorrência para determinado tipo de pesquisas-chave, mais concretamente aquelas que estão relacionadas ao produto que você pretende promover. Utilizando o exemplo de cima do programa de afiliados da Karamba, realizámos rapidamente uma pesquisa no Google Keyword Tool para perceber que tanto os termos “slots” como os termos “slots online” e “slots de casino” têm uma procura bastante grande junto do público brasileiro. Isso significa que existe uma oportunidade de mercado para promover este programa e conseguir ganhar dinheiro com ele utilizando o nosso método para ganhar dinheiro com Programas de Afiliados.
ANALISE A PÁGINA DO PRODUTO
Algo que infelizmente nem todos os webmasters fazem é analisar a página do próprio produto, ou seja, visitar o site em questão para perceber se ele oferece boa usabilidade e navegação, se tem potencial para converter os usuários em clientes, entre uma série de outros aspectos. Se o seu objetivo é criar um método para ganhar dinheiro usando esse programa, você tem de ter a certeza de que está fazendo a escolha correta, e de que esse site consegue converter o seu tráfego em clientes, e posteriormente em comissões para si.
Nem todos os sites/produtos têm qualidade. Muitos deles utilizam uma fraca usabilidade/navegação, poucos gatilhos para que o usuário efetue uma determinada acção, ou simplesmente são demasiado passivos na forma como marketizam os seus clientes, não gerando qualquer tipo de receita a médio/longo prazo. Avalie bem as opções disponíveis, a página de aterragem do produto, o formato, usabilidade, imagens, gatilhos de acção, e também a credibilidade que a própria página passa ao cliente.
ANALISE AS CRIATIVIDADES DO PRODUTO
Outro aspecto muito importante são as criatividades. O que não faltam são programas de afiliadoscom criatividades muito fracas e/ou que convertem muito pouco. É extremamente importante que você faça também uma análise aos materiais disponíveis, para perceber até que ponto eles cumprem o requisito proposto.
Na Netaffiliation, por exemplo, existe um programa relacionado com um Teste de Saúde, que pode ser facilmente aplicado em blogs sobre saúde, dieta, emagrecimento, entre outros, que oferece um CPA de 12EUR, ou seja, por cada pedido do Teste de Saúde, o afiliado recebe 12EUR de comissão. Embora as condições do programa sejam extremamente interessantes, a verdade é que as criatividades disponíveis não acompanham essa mesma oferta. Os banners publicitários são extremamente fracos e têm uma taxa de conversão bastante abaixo da média produzida por outros programas concorrentes.
É importante então analisar muito bem todo o contexto da campanha que pretende promover, nomeadamente as criatividades e os kits de email, pois se ambos não tiverem a qualidade desejada, é bem provável que as comissões não apareçam do jeito que você gostaria. Se por ventura tiver dúvidas quanto a este passo, considere realizar alguns testes durante 15 ou 30 dias.
ANALISE A CREDIBILIDADE/FIABILIDADE DO PRODUTO
Por muito atrativo que um determinado produto seja, isso não significa que ele seja credível e/ou fiável. Procure na internet feedback sobre o produto que pretende promover. Se por ventura encontrar demasiados feedbacks negativos, considere procurar um outro que esteja mais de acordo com as suas necessidades. Por vezes entre o produto A e B pode existir grandes diferenças em termos de credibilidade e peso no mercado, e isso é um factor muito importante para conseguir gerar comissões e consequentemente ganhar dinheiro promovendo-o.
ANALISE A CONCORRÊNCIA
Um dos aspectos mais importantes da escolha de programas de afiliados é a análise da concorrência. Procure perceber como é que a concorrência está marketizando e promovendo esses produtos, quais as estratégias que utilizam para o fazer, e quais os resultados que estão obtendo com ele.
Outro aspecto importante é perceber se o produto consegue realmente gerar dinheiro e/ou qual o nível de concorrência que existe para esse mesmo produto. Por vezes é possível promover produtos que praticamente ninguém conhece e/ou nunca ouviu falar, e com isso ganhar alguma fatia de mercado e um bom nível de comissões numa primeira fase. No entanto, quanto mais concorrência existir na divulgação de um determinado produto, maior será a sua dificuldade para gerar comissões, obrigando-o de certa forma a investir mais em publicidade, SEO, PPC, mídias sociais e outros meios, para conseguir gerar comissões mais rapidamente.
COMISSÃO DE RESGATE
Praticamente todas as empresas de afiliação, seja a Netaffiliation, Public Idées, Gambling-Affiliation, ou outra, têm aquilo a que se chama comissão de resgate (payout), ou seja, o valor que você tem de atingir para poder receber o seu pagamento. Este valor varia sempre entre $20 dólares e $150 dólares, sendo que cada empresa tem o seu próprio sistema de pagamentos e os seus valores de resgate devidamente estabelecidos. No entanto, não consideramos que este seja um critério importante para uma estratégia deste tipo. Isto porque o objetivo é amealhar o máximo de dinheiro possível com a campanha, o qual será certamente suficiente para ultrapassar a comissão de resgate do dinheiro.
Num dos programas de afiliados que utilizo, o payout mínimo é de $150 dólares. Embora o valor seja dos mais elevados do mercado, a verdade é que quando trabalhamos com o intuito de promover um determinado produto, não faz sentido não o promover porque o payout é relativamente elevado. A verdade é que ao fim de 4 leads atingi o payout. Portanto, se pretende promover um determinado programa de afiliados, não se condicione pelo valor de resgate dodinheiro. Construa a sua estratégia de promoção do produto e evite ao máximo pensar quando é que irá receber esse dinheiro.
DURAÇÃO DO COOKIE
Este aspecto é provavelmente o mais importante de todos, e aquele a que a grande maioria dos blogueiros e webmasters não presta atenção. Um cookie é um ficheiro que fica alojado no computador do usuário que em determinado momento clicou num banner ou link de afiliado seu. Esse cookie contem a informação de que você é o afiliado que recrutou aquele usuário. Se o cookie tiver duração de 30 dias, isso significa que depois de o usuário clicar no banner/link, ele tem 30 dias para efetuar a compra/registo para que você receba a comissão sobre ele. Se ele decidir comprar passado 31 ou 32 dias, você já não recebe qualquer tipo de comissão.
Este ponto é muito importante porque existem vários programas de afiliados a oferecer cookies de 45, 60 ou mesmo 90 dias, o que é sem dúvida muito importante para quem pretende promover determinados tipos de programas de afiliados. Esse tempo dá espaço de manobra suficiente ao usuário para decidir se pretende ou não adquirir o produto e/ou efetuar o registro no site que você está promovendo.
Existem também muitos afiliados a trabalhar com o Cookie PostView, que é um cookie que contabiliza a impressão dos banners, ou seja, se o usuário visita o seu site e vê um banner de afiliado, mas não clica nele, o Cookie PostView guarda a informação de que o banner apareceu para ele, e caso ele decida efectuar uma compra nesse site num prazo de 24h, a comissão continua a ser sua. Isto é uma estratégia fundamental para aqueles casos em que os usuários invejosos, vêem uma determinada campanha/produto num site seu, mas vão na barra de endereço digitar o URL do site para não lhe dar uma comissão sobre o produto. No entanto, o Cookie PostView garante que nas primeiras 24h, mesmo que ele não clique no seu banner, a comissão é sua. A Netaffiliation, por exemplo, trabalha tanto com Cookies como com Cookie PostView, o que é por si só uma grande vantagem.
SISTEMA DE PAGAMENTO
Por último, o aspecto mais importante para escolher um bom programa de afiliados é o tempo que este normalmente demora a pagar as comissões geradas. Existem empresas e plataformas para tudo. A Google por exemplo, demora 30 dias a pagar o dinheiro gerado através do Adsense num determinado mês. Mas a Betclic, por outro lado, já demora 60 dias a pagar aos seus afiliados. Existem praticamente todo o tipo de empresas e sistemas de pagamento, pelo que é fundamental que você se informe corretamente antes de decidir promover um determinado produto.
A Netaffiliation paga consoante os sistemas de pagamento dos seus anunciantes e cobra apenas 1EUR pela transferência para uma conta Paypal. Já a Gambling-Affiliation cobra 2% de comissão se for um pagamento por Paypal, e apenas 2EUR se for um pagamento por Moneybookers. Todo este tipo de contas e sistemas de pagamento são fundamentais num método para ganhar dinheiro com Programas de Afiliados. Se o programa que pretende promover apenas lhe paga as comissões a 60 dias, você sabe à partida que terá de investir na promoção do mesmo durante esse período até que possa receber novamente as suas comissões.
2 comentários:
excelente este seu artigo sobre programas de afiliados cara muito bem explicado,parabens!
Vlw Birapcbira.
estamos trabalhando pra estar sempre melhorando.
aceitamos também sugestões de posters.
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