(reportagem escrita por EscolaDinheiro)
1. A HUMILDADE É MUITO IMPORTANTE
Praticamente todos os palestrantes que conheci ao longo do tempo que estive em São Paulo têm uma característica em comum: a humildade. Num evento deste género, onde centenas de pessoas procuram aprender mais sobre as suas áreas de negócio, a humildade é sem dúvida um aspecto muito importante, principalmente para que você se mantenha ao mesmo nível da sua audiência. Se por ventura você se coloca numa posição superior, a sua audiência acaba por não interagir da mesma forma e você perde um imenso potencial de contatos e reconhecimento. Além disso, quando você se encontra disponível para conversar e esclarecer, a sua audiência não irá provavelmente esquecer-se da sua simpatia e capacidade de comunicação.
2. FORNEÇA INFORMAÇÃO DE GRANDE QUALIDADE
Uma das coisas mais importantes de uma apresentação, seja ela na internet ou fora dela, é sem dúvida a qualidade dos ensinamentos que você passa para os seus leitores/audiência. No caso de uma palestra, caso você pretenda que a sua audiência se recorde facilmente de quem você era, o ideal é que você forneça informação de grande qualidade, oferecendo ao leitor a possibilidade de aprender algo de novo com você. Se o objetivo de uma palestra é você não partilhar mais do que aquilo que é razoável ou do senso comum, você será apenas mais um palestrante falando sobre algo que todo o mundo já sabe. Seja único! Partilhe informações diferentes e de grande qualidade, de forma a tornar-se memorável e fazer ao mesmo tempo crescer os seus negócios e projetos.
3. INTERAJA NAS MÍDIAS SOCIAIS (MESMO!)
As mídias sociais foram um dos temas mais falados da ExpOn, por várias razões. Se você pretende alavancar rapidamente os conteúdos do seu site ou blog, a presença nas mídias sociais é sem dúvida fundamental. No entanto, quanto mais pessoas você consegue agregar em suas mídias sociais, maior é a sua alavancagem. Por isso mesmo, não basta publicar seus conteúdos no Facebook, Twitter ou Google Plus. É necessário você interagir com seus usuários, publicar perguntas, deixar respostas, e criar formas de levar os conteúdos da sua página de fãs para o topo do mural dos seus usuários. Dessa forma, você ganha mais exposição e consequentemente mais fãs. Se não sabe como fazer crescer as suas páginas, considere ler alguns destes conteúdos:
4. AS MÍDIAS SOCIAIS AJUDAM-NO A RANKEAR MELHOR
Vários dos palestrantes presentes na ExpOn 2011 de São Paulo trabalham exclusivamente com SEO (Otimização para Motores de Busca) e Mídias Sociais. Praticamente todos eles têm vindo a realizar testes nas mídias sociais, chegando à conclusão de que uma postagem que recebe muitos retweets, irá rankear melhor e mais rapidamente do que uma outra que não tenha tanto impacto. Ficou esclarecido também que os likes do Facebook não influenciam a forma de rankeamento de uma postagem, mas que os +1 do Google Plus irão certamente fazê-lo. É importante então que você aproveite o potencial das suas mídias sociais para fazer rankear seus conteúdos mais rapidamente, criando elevados níveis de interatividade com seus fãs e leitores.
Vários dos palestrantes presentes na ExpOn 2011 de São Paulo trabalham exclusivamente com SEO (Otimização para Motores de Busca) e Mídias Sociais. Praticamente todos eles têm vindo a realizar testes nas mídias sociais, chegando à conclusão de que uma postagem que recebe muitos retweets, irá rankear melhor e mais rapidamente do que uma outra que não tenha tanto impacto. Ficou esclarecido também que os likes do Facebook não influenciam a forma de rankeamento de uma postagem, mas que os +1 do Google Plus irão certamente fazê-lo. É importante então que você aproveite o potencial das suas mídias sociais para fazer rankear seus conteúdos mais rapidamente, criando elevados níveis de interatividade com seus fãs e leitores.
5. ANALISE O SEU IMPACTO NAS MÍDIAS SOCIAIS
Outro aspecto muito importante nos dias de hoje é análise do impacto nas mídias sociais. É importante usar ferramentas como o Bit.ly, o HootSuite e outras, para analisar o desempenho das suas postagens nas mídias sociais e encontrar padrões que o ajudam a perceber mais rapidamente quais os tipos de conteúdos que os seus usuários mais gostam de compartilhar. Existem imensas ferramentas de mídias sociais já disponíveis na internet, e elas acabam fazendo um trabalho bastante mais completo e interessante do que o Google Analytics. Por isso mesmo, é necessário analisar corretamente as suas métricas em mídias sociais para compreender qual o caminho que você deverá percorrer.
6. O VÍDEO É CADA VEZ MAIS IMPORTANTE
O Youtube é já um dos sites mais visitados do mundo em praticamente todos os grandes países. Isso significa que existe um enorme potencial de tráfego no que diz respeito ao vídeo. Muitos dos vídeos que são publicados no Youtube, acabam por receber a sua maior porção de tráfego em long tail, ou seja, ao longo do tempo, tornando-se portanto, peças muito importantes da sua estratégia de divulgação de informação e conteúdos. É importante então que você se concentre na criação de um canal de vídeos no Youtube, e que procure utilizar o vídeo como mais uma forma de divulgação. Além disso, você pode ganhar dinheiro com vídeos no Youtube através do programa parceiro com o Adsense.
7. ESCREVA PARA OUTROS BLOGS (LINK BUILDING)
Uma das melhores estratégias de Link Building faladas ao longo dos dois dias da ExpOn foi sem dúvida os Guest-Posts (artigos de convidado), que consistem em você escrever matérias de grande qualidade para outros sites dentro do seu nicho de mercado, recebendo links orgânicos em troca e alguma exposição mediática para o seu site/blog também. Ao invés de andar procurando por sites ou blogs para realizar trocas de links, que normalmente não o ajudam a rankear melhor se forem diretas, você pode escrever matérias para outros portais e incluir links orgânicos para o seu site/blog nessas mesmas postagens, beneficiando de um link building profile bastante mais rico e menos tendencioso.
8. PARTILHE SEUS SLIDES NA INTERNET
Se você dá palestras ou pretende vir a dar, outra das dicas interessantes que foram compartilhadas ao longo da ExpOn é a partilha dos slides na internet. Muitos palestrantes como o Rand Fishkin da SEOmoz ou o Guanabara partilham os seus slides no SlideShare de forma a conseguirem mais alguns milhares de visualizações em seus conteúdos, agregando não só valor à palestra, como também receberem tráfego em seus sites/blogs ou conversões em seus produtos próprios. O Rand Fishkin, CEO da SEOmoz, deu recentemente uma palestra para 250 pessoas, mas ao compartilhar seus slides na internet, acabou por conseguir com que essa palestra fosse lida por mais de 10,000 pessoas. Isso torna seu produto mais conhecido, aumenta seu tráfego e é também uma das melhores formas de conseguir novos contatos para apresentações.
9. COMPRE SITES AUTORITÁRIOS
Uma das dicas do palestrante Jim Boykin, CEO da empresa We Build Pages, foi a compra de sites autoritários. Em análises de otimização para motores de busca, usando ferramentas como aSEOmoz ou a SEMrush, você consegue perceber facilmente a quantidade de links que um determinado site tem, qual a sua autoridade em determinadas pesquisas e qual a qualidade desses mesmos links. Dessa forma, se você estiver procurando por uma forma de rankear mais rapidamente para os termos que você deseja, uma das soluções passa por comprar um site/blog dentro dessa área, que tenha alguma autoridade ou desempenho de qualidade, de forma a aproveitá-lo para criar seu perfil de Link Building orgânico e de grande qualidade. Por vezes, é possível encontrar sites praticamente abandonados, os quais podem ser facilmente adquiridos por valores entre $100 e $5000 dólares.
10. BLOGS MUITO BONS SÃO INCRÍVEIS. BLOGS MEDIANOS SÃO ÚTEIS.
Numa das palestras do Rand Fishkin, uma das coisas que me saltou rapidamente à vista foi uma frase que dizia precisamente isto: Os blogs muito bons, são incríveis. Os blogs medianos são úteis. Isto significa que se você pretende destacar-se da concorrência e realmente ser bem sucedido na sua área de negócio, você tem de ser incrível. E ser incrível significa compartilhar informações de grande qualidade com os seus leitores, escrever artigos virais, publicar matérias super interessantes e procurar uma área de negócio pela qual você seja realmente apaixonado.
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